Todos os dias novas empresas surgem na internet dentro desse mercado. Cada uma buscando seu espaço e utilizando estratégias e canais diferentes para atingir seus clientes e provar para cada um deles que são capazes de resolver seus problemas.
Mas afinal, porque a internet está sendo um caminho super estratégico para as empresas? A resposta está no perfil de compra. Antigamente no mercado offshore existiam os compradores “experientes” que conheciam praticamente todos os fornecedores de cabeça. Com a pandemia as empresas tiveram que se adequar a uma nova realidade e reduzir drasticamente seus custos, começando por substituir funcionários seniores por juniores, resultando em compradores menos experientes, que precisam pesquisar e se informar para que se sintam seguros antes de efetuar suas compras.
A busca online como primeira medida:
Diante da falta de experiência e curva de aprendizado desse novo perfil de cliente, a primeira medida adotada por eles é realizar pesquisas online. O Google é frequentemente utilizado como plataforma inicial para encontrar informações sobre fornecedores e soluções para atender às necessidades internas dos solicitantes.
A importância estratégica da internet:
As empresas do setor de petróleo e gás devem compreender a importância de estabelecer uma presença sólida nas plataformas digitais, como websites, LinkedIn, Facebook, Instagram, WhatsApp entre outras. Essas plataformas são consideradas pelos compradores como indicadores de segurança e confiabilidade das empresas. Muitas empresas ainda não compreenderam a importância de planejar e utilizar de forma eficaz as ferramentas online. Aquelas que já entenderam a relevância da internet estão se movimentando para se posicionar adequadamente e aproveitar as oportunidades disponíveis em um mercado com projeção de crescimento acelerado até 2027 com a chegadas de novos FPSO’s e o descomissionamento de outros.

Desafios e oportunidades:
A internet tem permitido o surgimento de pequenas empresas com presença online significativa, assim como a entrada de empresas físicas já estabelecidas no mercado digital. Isso cria um cenário competitivo e desafiador para as empresas no mercado de petróleo e gás. Todavia, preocupa o fato de grande parte das empresas do mercado não se atentarem para isso, pois diante do perfil de compra da atualidade, eles tomam como verdade e segurança das empresas pelo seu tamanho na internet. Acredite! É fundamental que as empresas estabeleçam uma presença confiável e segura na internet no modelo omnichannel. Isso pode ser alcançado por meio de uma comunicação clara, fornecimento de informações relevantes e demonstração de expertise no setor.
Considerações finais:
A internet desempenha um papel estratégico para as empresas no mercado de petróleo e gás, especialmente diante das mudanças no perfil dos compradores. Estar presente e ser percebido como uma empresa confiável e capacitada nas plataformas online é essencial para atrair, conquistar e vender. Investir em estratégias online, compreender as necessidades dos compradores atuais e adaptar-se a esse novo ambiente digital para alcançar o sucesso no mercado é algo inegociável.
Por Vander Guimarães.
CEO – Grove Agency