O Marketing é uma ferramenta de grande importância baseada em estratégias empresariais específicas para a otimização de lucros através da satisfação das necessidades de um mercado consumidor, oferecendo mercadorias e serviços. Esta ferramenta é uma mecânica de processos que envolve pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimento pós-venda, etc.
Toda e qualquer empresa que deseja se posicionar estrategicamente no mercado recorre ao Marketing. Atualmente, a área mais requisitada deste ramo é o Marketing Digital, afinal, a internet é a maior avenida de vendas dos dias atuais devido aos efeitos da globalização. Portanto, com o desenvolvimento tecnológico que vem acontecendo, as empresas do ramo offshore também devem estar bem posicionadas no mundo digital, a fim de se fortalecer como uma marca de relevância em seu segmento.
O relacionamento
Torres (2009) afirma que o Marketing Digital pode ser utilizado para facilitar determinadas ações das seguintes formas: marketing de conteúdo, marketing viral, marketing de mídias sociais, e-mail marketing, pesquisa online, publicidade online e monitoramento. Sendo assim, compreende-se que é através dessas ferramentas citadas que o relacionamento direcionado para o posicionamento de uma empresa acontecerá.
Migrando para web
Sabendo que a internet está presente no cotidiano das pessoas em suas diferentes formas de comunicação, fica claro que as empresas devem migrar para a web, já que a comunicação destas já se concentra lá (VAZ, 2010). Sendo assim, com consumidores cada vez mais informados e exigentes, as empresas perceberam a necessidade de se destacar nas redes e fazer negócios através de modelos virtuais. Esta informação é confirmada pelo acesso cada vez maior de empresas e usuários nas redes sociais.
Grandes empresas do ramo offshore, que atuam há décadas, estão “perdendo” clientes para empresas de pequeno porte pelo simples fato de não estarem posicionadas na internet. Sites ultrapassados, comunicação de difícil acesso, design antigo pode afastar os possíveis novos clientes que estão, a todo vapor, procurando serviços na internet.
De acordo com Marteleto (2001), as redes sociais e o marketing digital formaram um novo mundo destinado à troca de ideias. Aqueles que possuem acesso à Internet receberam uma “voz” para compartilhar suas experiências e opiniões. Os conteúdos das redes sociais utilizam a tecnologia atual da Internet para criar uma imagem complexa e inovadora das ofertas das empresas, porém, se as empresas não estiverem atentas às últimas tendências das redes sociais, elas podem perder a oportunidade de atrair um novo público interessado em seus serviços ou produtos. É nesta hora que uma empresa especialista em Marketing entra em ação.
Através dos acontecimentos da globalização e da expansão da Internet, as práticas de gestão que almejam a competitividade e o destaque no mercado foram aperfeiçoadas por meio do Marketing, mais especificamente o Marketing Digital. As influências que estão atreladas ao Marketing afetam as organizações das empresas, fazendo com que as tecnologias da informação reforcem a base material da sociedade. Sendo assim, as grandes empresas do mercado offshore tiveram a necessidade de entender o comportamento de seu consumidor para direcionar o planejamento em marketing digital e, dessa forma, se posicionar estrategicamente no mercado.
Mediante aos efeitos da globalização, como o crescimento das mídias sociais e afins, pode-se concluir que o serviço de Marketing destinado ao mercado offshore é essencial para o crescimento e posicionamento das empresas que atuam neste ramo, pois é através das ferramentas do Marketing que os serviços e produtos oferecidos pelas empresas chegarão até o seu público-alvo de forma estratégica, afinal, as plataformas digitais são fundamentais para as estratégias de Marketing, pois garantem uma relação mais próxima com o consumidor. Os relacionamentos das empresas com os seus consumidores precisam do posicionamento de sua marca na internet e o Marketing Digital é a ferramenta mais ampla para isso pelo fato de ser capaz de atingir os mais diversos tipos de clientes.
Os benefícios e vantagens para as empresas que usam a internet em suas estratégias de Marketing são efetivos devido à abrangência mundial da rede e o interesse que esta desperta em seus usuários.